
MONTARDO, S. P. (Org.) Produção cultural em plataformas digitais no Brasil. Cachoeirinha, RS: Editora fi, 2025.
DOSSIÊS

AMARAL, A.; DRESSEN, S. Dossiê Cultura Pop, Estudos de Fãs e Indústrias Criativas. Parte 1. Brazilian Creatives Industries Journal, V. 4, n.1, 2024.

AMARAL, A.; DRESSEN, S. Dossiê Cultura Pop, Estudos de Fãs e Indústrias Criativas. Parte 2. Brazilian Creatives Industries Journal, V. 4, n.2, 2024.

MONTARDO, S. P.; PASE, A. F. Dossiê Plataformização da Produção Cultural no Brasil. Revista Famecos.
ARTIGOS PUBLICADOS:
- FRANCO, Marina dos Santos.; AMARAL, Adriana. da Rosa; KARHAWI, Issaaf. DAS PASSARELAS À LIMPEZA COM CELEBRIDADES: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ELLEN MILGRAU, “A INFLUENCIADORA TOP DA FAXINA”. Revista Prâksis, [S. l.], v. 1, p. 5–24, 2024. DOI: 10.25112/rpr.v1.3616. Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3616>.Acesso em: 26 set. 2025.
- AMARAL, Adriana da Rosa; DRIESSEN, Simone. FAN ENGAGEMENT, IDENTITIES, AND REPRESENTATION IN POP CULTURE. Revista Brazilian Journal of Creative Industries, v. 4, n. 1, p. 1-11, 2024. Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3676/335>. Acesso em: 26 set. 2025.
- BLANCO, Beatriz.; AMARAL, Adriana da Rosa. ; GOULART, Lucas.. Disputas interseccionais a partir da divulgação científica nas plataformas digitais: as contradições entre cientista e influenciador em Átila Iamarino. REVISTA FRONTEIRAS, v. 24, p. 181-196, 2022. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/23983>. Acesso em: 26 set. 2025.
- BLANCO, Beatriz. CAETANO, M. A.. They Will do Anything to Make You React: Deplatforming Racists from the Brazilian Gaming Community. Gamenvironments, v. 17, p. 58-98, 2022. Disponível em: <https://journals.suub.uni-bremen.de/index.php/gamevironments/article/view/198>. Acesso em 26 set. 2025.
- D’ANDRÉA, Carlos.; COSTA, Verônica. S. . One biologist, one million deaths: Expertise between science, social media, and politics during the COVID-19 pandemic in Brazil. Journal of Digital Social Research, JDSR, v. 5, p. 18-40, 2023. Disponível em: <https://jdsr.se/ojs/index.php/jdsr/article/view/125>. Acesso em: 26 set. 2025.
- FERREIRA, A. C. D. ; Valiati, V. ; MONTARDO, S. P. . USOS E APROPRIAÇÕES DAS AFFORDANCES DO INSTAGRAM PELO JORNALISMO: UM ESTUDO DE CASO DO @PORTALG1. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE), v. 19, p. 185-204, 2024.Disponível em: <https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/23898/12789>. Acesso em: 26 set. 2025.
- GOVARI, Carolina.; VIEIRA, Eloy.; TABASNIK, Rafaela. FÃ OU HATER? UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS ESTUDOS DE FÃS E A CULTURA DO CANCELAMENTO. Brazilian Creatives Industries Journal, v. 4, n.1, p.1-30, 2024. <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3731>. Acesso em: 26 set. 2025..
- MONTARDO, S. P.; SILVA, Claiton. . A PLATAFORMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL NO YOUTUBE: ESTUDO DE CASO DO CANAL 2QUADRINHOS. REVISTA GEMINIS, v. 14, p. 149-170, 2023.Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/697/509.Acesso em: 26 set. 2025.
- PEREIRA DE SÁ, S; MACIEL, E. F. . #Lollalivre: música, política e memes no Festival Lollapalooza Brasil 2022. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), v. 49, p. 1-28, 2024. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/63930>. Acesso em: 26 set. 2025.
- 10.POCHMANN, P. ; MONTARDO, S. P. . Governança de plataforma no YouTube: estudo das transmissões ao vivo do Clubinho do King. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 36, p. 38-58, 2023.Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/203693/199367>. Acesso em: 26 set. 2025.
- POCHMANN, P. ; MONTARDO, S. P. . A plataformização das práticas de leitura em lives do Clubinho do King no YouTube. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 27, p. 1-29, 2023. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2767/2139>. Acesso em: 26 set. 2025.
- PRODANOV, L. S. ; MONTARDO, S. P. ; AMARAL, A. ; KARHAWI, I. ; GROHMANN, Rafael . ‘Autenticidade, carisma e engajamento em plataformas: percepções de fatores de sucesso de influenciadores por usuários no Instagram. Lumina, v. 17, p. 42-61, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/38698/26245>. Acesso em: 26 set. 2025.
- PUHL, Paula Regina; RAUBER, LUIS HENRIQUE. A REPRESENTAÇÃO DE CORPOS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DE MODA: ESTUDO DAS AVATARES RENNATA E PINK. Brazilian Creative Industries Journal. v.3, p.107 – 120, 2023. Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3537/3238>. Acesso em: 26 set. 2025.
- PUHL, PAULA; TIETZMANN, R.; PASE, A.. Plataformização, marcas de moda e metaverso: um olhar sobre o Gucci Town. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE). v.25, p.56 – 68, 2023. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/26046/60749501>. Acesso em: 26 set. 2025.
- SILVA, Claiton. ; MONTARDO, S. P. ; Valiati, V. . ‘AFFORDANCES E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO INSTAGRAM: ANÁLISE DO PERFIL “FORA DO PLÁSTICO”. COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO, v. 25, p. 643-667, 2022. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71600>. Acesso em: 26 set. 2025.
- SPERB, F. ; Valiati, V. ; MONTARDO, S. P. . Campeonato das plataformas:. Dispositiva – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, v. 12, n. 21, p. 169-190, 2023. Disponível em: <https://periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/29509>. Acesso em: 26 set. 2025.
- VELHO, Eduarda; HENN, Ronaldo César. Gamers e o bolsonarismo: análise dos enunciados sobre Jair Bolsonaro em um fórum gamer brasileiro. Revista Prâksis, v.1, p.44 – 60, 2024.Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3577>.Acesso em: 26 set. 2025.
PUBLICAÇÕES EM ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS:
- AQUINO, Maria Clara. A violência exposta em dados: como o Brasil enfrentou o aumento da violência de gênero durante a pandemia de Covid-19. In: Intercom – 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022, João Pessoa. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, 2022, p. 1-15. <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0806202223121362ef1f7d32f94.pdf>. Acesso em: 26 set. 2025.
- AQUINO, Maria Clara. Desinformação na Pandemia e Feminismo de Dados: violência de gênero e perspectiva feminista e interseccional. In: 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais do 31º Encontro Anual da Compós. São Paulo: Compós, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/desinformacao-na-pandemia-e-feminismo-de-dados-violencia-de-genero-e-perspectiva>. Acesso em: 26 set. 2025.
- ARAUJO, Willian; KARHAWI, Issaaf. “Todo mundo pode ser famoso com o algoritmo do TikTok”: imaginários e saberes sobre eficiência algorítmica e potência viral. In: Intercom – 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2023. p. 1-15. Disponível em: <https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202323241564dd84cf04065.pdf>. Acesso em: 26 set. 2025.
- ARAUJO, W. F. ; KARHAWI, I. ?Bora monetizar!?: trocas de engajamento e a busca coletiva por visibilidade no TikTok. In: 33° Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2025, Curitiba. Anais do 33° Encontro Anual da COMPÓS, 2025. Disponível em: <https://publicacoes.softaliza.com.br/compos2025/article/view/11376>. Acesso em: 26 set. 2025.
- PRIMO, Alê ; VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol; BREDA, Letícia Prior. INTERVENÇÃO ALGORÍTMICA: táticas de data fandom em fã-clubes da Juliette. In: ANAIS DO 33° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2024, Niterói. Anais eletrônicos…, Campinas, Galoá, 2024. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2024/trabalhos/intervencao-algoritmica-taticas-de-data-fandom-em-fa-clubes-da-juliette?lang=pt-br>. Acesso em: 01 Dez. 2024.
- MONTARDO, Sandra; D’ANDRÉA, Carlos; KARHAWI, Issaaf; DIAS, Natália; PAZ, Samyr; VALIATI, Vanessa; ARAUJO, Willian. Streamers, influenciadores e data fandoms: produção e consumo em plataformas digitais no Brasil. In: XVI Simpósio Nacional da ABCiber, 2023, Santa Maria. Anais do Simpósio Nacional da ABCiber, 202#, Santa Maria. São Paulo: ABCiber, 2023. Disponível em: <https://abciber.org.br/simposios/index.php/abciber/abciber16/paper/view/2043/1040>. Acesso em: 26 set. 2025.
- VELHO, Eduarda ; MONTARDO, Sandra Portella; HENN, Ronaldo César . DE(RE)PLATAFORMIZAÇÃO, JUNK NEWS E ESTRANHEZA INFRAESTRUTURAL NO BRASIL: o caso Monark. In: ANAIS DO 33° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2024, Niterói. Anais eletrônicos…, Campinas, Galoá, 2024. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2024/trabalhos/dereplataformizacao-junk-new s-e-estranheza-infraestrutural-no-brasil-o-caso-mona?lang=pt-br>. Acesso em: 26 set. 2025.